Desde 2004 no mercado, a Prolumina nasceu da necessidade de seu fundador, o Engenheiro Antonio Augusto Rodrigues Pires, para atender à necessidade de tratamento de sua esposa.
Em 1996, sua esposa foi diagnosticada com uma doença rara em jovens, micose fungóide, um tipo de linfoma até comum em pessoas idosas. Porém com 26 anos de idade na ocasião, foi uma surpresa muito desagradável. A indicação para o tratamento ideal para a doença foi dada pela então Chefe do Departamento de Dermatologia de um Hospital de São Paulo, recomendando a realização da Fototerapia, um tratamento com radiação ultravioleta ainda pouco aplicado no Brasil.
O Engenheiro Augusto realizou uma busca internacional para conseguir localizar um fabricante de equipamentos e importar uma unidade para realizar o tratamento de sua esposa no Brasil, porém ao se deparar com o tipo de equipamento disponível nos EUA e a morosidade para realizar a importação, decidiu “produzir” um protótipo para apresentar à Dermatologista e assim, com todos os riscos assumidos, realizar o tratamento em casa.
Na ocasião o Engenheiro Augusto tinha facilidade de acesso às lâmpadas ultravioletas, necessárias para a fabricação do protótipo, pois era funcionário da Philips do Brasil, empresa que fabrica tais lâmpadas. Após a apresentação de um protótipo artesanal, a Dra. se encantou com a rapidez da criação da solução e recomendou que o Engenheiro se dedicasse à fabricação disso no Brasil, pois seria a solução para o atendimento à inúmeros casos de Psoríase e Vitiligo, dermatites sem solução no nosso país. A ideia ficou armazenada na cabeça do Engenheiro.
A doença foi controlada e o protótipo ficou disponível para testes experimentais, atendendo a muitos pacientes.
Antonio Augusto Rodrigues Pires, engenheiro e criador da Prolumina
Em 2004, após se desligar da Empresa onde trabalhou por anos, decidiu fundar a Prolumina e se dedica até hoje. Já são mais de 500 localidades espalhadas pelo Brasil entre hospitais, Clinicas e Centros Especializados, que hoje oferecem serviços de Fototerapia devido à dedicação, perseverança e empreendedorismo de seu fundador.